Autor: Mauro Costa
Mas, afinal de contas por que eu preciso inovar?
E se eu não inovar, o que acontece?
Todo mundo fala que é preciso inovar, mas ninguém me diz como!
Neste texto, tentaremos trazer respostas a essas perguntas e outras.
Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor entre os países participantes da OCDE, o Brasil figura como um dos mais empreendedores. Possui um dos maiores percentuais da sua população composto de pessoas que têm negócios próprios. Porém, o mesmo estudo mostra que os empreendedores brasileiros estão entre os menos inovadores. Ou seja, as pessoas abrem suas empresas, mas oferecem apenas mais do mesmo.
Ainda assim, a maioria dos empresários se julga inovador. Algo parece não bater.
Não basta termos uma ideia para sermos inovadores. Não basta adquirirmos novas máquinas e equipamentos para sermos inovadores. Não basta lançarmos um novo produto para sermos inovadores.
A inovação é mais do que isso e, por isso, assusta a maioria dos empreendedores. Quando lançamos um produto de sucesso, ou uma nova estratégia de marketing, alcançamos um faturamento que não existia. Quando melhoramos nossos processos internos, reduzimos custos e alcançamos uma lucratividade que não tínhamos. Aí estamos inovando. Assim, a inovação faz aumentar o faturamento, através do lançamento de novos produtos e serviços de sucesso no mercado. Também faz aumentar o lucro, através de novos processos, que trazem mais produtividade e mais qualidade aos produtos.
O aumento no faturamento e no lucro, fazem com que o valor da empresa aumente. Dependendo da estratégia adotada pela empresa em ser mais ou menos inovadora, também vai variar o seu valor de mercado.
Empresas inovadoras conseguem operar em patamares mais elevados de faturamento e lucro através do contínuo desenvolvimento ou aperfeiçoamento de produtos, processos e estratégias de marketing, que causem impacto no mercado.
Temos visto a ascensão e queda de muitas empresas, em espaços pequenos de tempo, como de poucos anos. Entre 2011 e 2018, a Apple cresceu mais de 9 vezes em valor de mercado. No mesmo período a IBM perdeu 35% do seu valor.
De que lado queremos estar?
O mundo está em constante evolução e acelerando. Novos negócios surgem todos os dias, enquanto que antigas atividades econômicas são muito prejudicadas. O que aconteceu com fabricantes de máquinas e filmes fotográficos, quando surgiu a foto digital? Taxis X Uber; Hotéis X Airbnb; Locadoras de filmes X Netflix; CDs X Spotify; Jornais impressos X Sites de notícias; Propaganda na TV X Youtube; Antigas organizações X Startups. Se não formos nós os inovadores, alguém o será.
O que pensei é realmente novo, ou apenas uma reedição de algo já existente? Será que está alinhado com a estratégia da empresa. Vai ser implementado através das melhores práticas, ou teremos dificuldades não previstas que reduzirão os resultados esperados?
Qualquer produto ou serviço tem um ciclo de vida. Uns mais longos, outros mais curtos. Basta vermos o que acontece no mercado de aparelhos eletrônicos como celulares e TVs. Além, obviamente dos softwares que acompanham esses produtos.
- Ah, mas eu não fabrico celulares!
QUALQUER produto ou serviço tem um ciclo de vida. Até mesmo uma hidrelétrica ou uma produção agrícola ficam obsoletos. É fundamental entendermos em quais fases cada um de nossos produtos ou serviços estão, para sabermos como tratá-los adequadamente.
Fonte: Arnaldo Rabelo em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ciclo_vida_produto.png
É preciso perceber, admitir, quando estamos perdendo mercado para concorrentes. Nem tudo é culpa da crise. Parafraseando o amigo Paulo Silocchi: A primeira atitude que temos que tomar para solucionar um problema, é admitir que ele existe.
Quando uma empresa não inova, entra em uma rota de estagnação que faz suas margens e faturamento caírem. Os concorrentes a ultrapassam e ela vai ficando relegada a mercados menos nobres, ainda mais concorridos, de brigas acirradas e muitas vezes desleais.
Se não inovarmos, os custos permanecerão altos, as margens apertadas e o mercado restrito.
Se observarmos o desempenho da empresa, mesmo que seja ao longo de décadas, poderemos constatar qualquer um dos sintomas abaixo.
Qualquer um desses fatores negativos, são sintomas de que o rumo precisa mudar antes que seja tarde. E essa mudança de rumo se chama INOVAÇÃO.
Quando nos tornarmos inovadores, a empresa estará constantemente desenvolvendo novos produtos, processos e serviços que impactam no mercado, ou seja, trazem resultados positivos para a empresa. A evolução é contínua.
A inovação pode vir de apenas uma ideia que, sendo bem implementada, traga resultados para a empresa. Porém, apenas uma ideia pode trazer resultados limitados. Para termos resultados permanentes, é preciso que o processo de inovação também seja permanente.
Para sermos inovadores, é preciso que algumas condições sejam evidenciadas, como:
Monitoramento do mercado (o que procurar): novos processos, novos produtos, novos serviços, novas estratégias de marketing, novos processos organizacionais, novas patentes, novas descobertas científicas, novos modelos de negócios.
Monitoramento de intenções e necessidades (onde procurar) de: clientes, fornecedores, concorrentes, universidades, estratégias governamentais, legislação e regulamentação, fontes de financiamento.
Olhar para si mesma, identificando talentos, processos e equipamentos disponíveis.
Novos produtos, processos e serviços lançados com sucesso no mercado.
A receita sobre novos produtos, processos e serviços é significativa na empresa.
Existe um ambiente propício dentro da empresa, que favorece o processo de inovação.
Roadmap da inovação (como melhorar o processo de inovação na minha empresa):
Compreender e aceitar alguns corolários:
Além disso, é preciso ir em busca de novas ideias. Melhorar as formas de implementação das ideias. Desenhar estratégias que empoderem o processo de inovação. Atuar sobre a cultura da empresa para que ela favoreça o processo de inovação. Estabelecer Valores, Credos e Políticas, que favoreçam o florescimento de uma cultura inovadora na empresa.
Inovar é implementar ideias que impactem o mercado. É a forma mais eficiente de criar diferencial e obter vantagem competitiva.
Inovar é buscar o futuro. Essa busca não pode cessar em momentos bons ou em momentos ruins. (P. Drucker)
Segundo o BNDES, empresas inovadoras crescem 16% mais e são 31% mais produtivas.
Para inovar de forma contínua, como os novos tempos exigem, é preciso estabelecer estratégias de inovação, avaliar as várias formas estruturadas de geração de ideias e utilizar as melhores práticas de implementação.
A Evolut detém um modelo de inovação contínua, a ser dimensionado de acordo com as características especificas da sua empresa. Com esse processo implementado, a empresa terá muito mais chance de sobreviver a esse futuro incerto.
A Evolut está preparada para atender sua empresa, ajudando-a a implementar esse processo. Conta com equipe multidisciplinar de larga experiência e em constante capacitação.
Estamos à disposição para agendar uma visita. Entre em contato: evolut@evolutengenharia.com.br ou Whatsapp: +55 54 9 9144 5525