Fonte: Rozenfeld et al
Autor: Mauro Costa
Nem todas as empresas fazem seu planejamento de forma periódica, sistêmica. Quando fazem, nem sempre surge volume suficiente de ideias sobre produtos.
Com pequeno número de ideias, a empresa acaba implementando ideias que não seriam aprovadas, se o volume de opções fosse maior.
A crise e a consequente ociosidade, fizeram com que as empresas cortassem custos fixos a fim de conseguirem sobreviver. Muitas vezes, ao fazer esses cortes, junto com os custos fixos se vai parte do conhecimento da empresa.
Com a falta de conhecimento, seus produtos e serviços tendem a permanecer inalterados.
A cada dia surgem novos desafios, por isso precisamos estar atentos ao que ocorre e termos rapidez na tomada de decisão. Por muitos anos a intuição da administração da empresa foi a principal base para tomada de decisão. Porém hoje, a situação está bem diferente. As diferenças entre produtos está cada vez menor e só aqueles que tiverem as estratégias e produtos mais bem posicionados, terão mais sucesso.
Quando os produtos vendem menos, principalmente se comparado com a concorrência, a empresa fatura menos. Ao faturar menos, muitas vezes lança-se a estratégia de reduzir margens e, com isso, a empresa lucra menos.
Se a gestão da empresa é empírica (sem o uso das melhores práticas) e espontânea (está acostumada a agir de forma simplista), podem ocorrer falhas no desenvolvimento de seus produtos. Essas falhas, levam a perda de margens, de faturamento e de caixa. Com isso, a empresa perde valor de mercado e tem menor capacidade de investimentos em novos desenvolvimentos, tanto de produtos e serviços, como de pessoas e da própria empresa. Com a menor capacitação das pessoas, a gestão se torna ainda mais empírica e o círculo vicioso leva a empresa cada vez mais para o fundo. Veja o artigo Mudar é preciso. Mas e os riscos?
Com os mesmos produtos e sem alterações, a empresa começa a ficar cada vez mais fora do mercado. Lembre-se que, conforme vimos em Inovar – Como?, todo e qualquer produto ou serviço tem seu ciclo de vida e, um dia, ficará obsoleto, deixando de trazer retorno financeiro.
Fonte: Arnaldo Rabelo em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ciclo_vida_produto.png
Você sabe em que etapa do ciclo de vida está cada um de seus produtos?
Somente quando se sabe essa resposta é possível delinear a estratégia mais adequada para cada um.
Você conhece as novas tecnologias da sua área de atuação?
Você conhece os mercados em que quer atuar? E os novos mercados?
Para o desenvolvimento de seus produtos, processos e serviços, você usa as melhores práticas e ferramentas disponíveis no mercado (PAHL e BEITZ)?
E os seus projetos em andamento, tem um direcionamento, visam atender de forma ampla e com mínimos riscos às necessidades dos clientes-alvo?
Você sabe que o sucesso do seu negócio está intimamente atrelado ao lançamento de novos e melhores produtos? E que você pode comprometer a sua empresa se não tiver agilidade suficiente para isso (BAXTER)?
Seus produtos têm posicionamento no mercado, são desenvolvidas a oferta e a imagem da empresa para ocupar lugar de destaque na mente dos clientes-alvo (KOTLER)?
Seus produtos e serviços satisfazem os três objetivos básicos da gestão de portfólio (COOPER, EDGETT e KLEINSCHMIDT)?
E em seus projetos, você consegue compará-los e decidir quais os mais adequados para a sua empresa (PUGH)?
Ao planejar produtos, você escolhe usar uma das estratégias: baixo custo ou diferenciação? Ou também usa (DESCHAMPS e NAYAK):
Olhando para o seu portfólio de produtos, você consegue (ROZENFELD et al):
Você faz estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial de cada projeto antes de iniciar investimentos e despesas nos mesmos?
Se a sua empresa não se enquadra em alguma questão acima, os riscos que está correndo são:
Veja também o artigo Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços (PDP).
Cada produto ou projeto deve ser visto como um negócio que visa resultados como: lucro, atender à estratégia da empresa ou obter aprendizado.
Ao escolher projetos ruins, estamos afastando o conjunto de projetos de um desses objetivos básicos. Mesmo que os projetos sejam bem conduzidos e que tudo dê certo, a empresa não terá êxito no mercado. Pode-se, por exemplo, ter um conjunto de projetos que leve a produtos de alta rentabilidade. Mas, se não estiver alinhado com a estratégia da empresa, poderá comprometer a sua sobrevivência futura.
Também é possível optar por projetos de alta rentabilidade e que atenda à estratégia. Porém, se forem de alto risco, também podem comprometer o futuro da empresa, devido à possibilidade de os projetos falharem.
Por fim, se os projetos forem de baixo risco e alinhados com a estratégia da empresa, mas com rentabilidade baixa, a saúde financeira da empresa no curto prazo poderá ser comprometida.
Projetos mal escolhidos podem levar a empresa a dificuldades financeiras e até à falência. (ROZENFELD et al)
Se uma empresa sobrevive dos produtos e serviços que produz/comercializa, é coerente pensar que esses produtos e serviços devem ser muito bem planejados e constantemente revisados para que consigam atender às estratégias da empresa.
O Planejamento Estratégico de Produtos visa resolver todas essas questões. Com ele, você terá muitas ideias de produtos e serviços e saberá quais delas são as mais adequados para a empresa. Com os produtos em comercialização, será possível identificar a fase do ciclo de vida em que cada um se encontra e as ações necessárias para cada um. Saberá quando é a hora de:
O Planejamento Estratégico de Produtos/Serviços é um dos principais processos da gestão da inovação. Nele é definido o portfólio de projetos e o portfólio de produtos/serviços da organização, com base em seu planejamento estratégico (ROZENFELD).
Empresas prontas para aproveitar os benefícios do Planejamento Estratégico de Produtos sabem que não possuem as respostas para todos os desafios, mas estão dispostas e abertas a aprender.
Solicitar ajuda externa para mudanças necessárias pode ser extremamente benéfico, pois traz para dentro do problema um profissional com amplo conhecimento, vivência e capacidade para apresentar novas ideias de soluções.
A Evolut está preparada para atender sua empresa, capacitando seus profissionais e auxiliando na tomada de decisão assertiva. Contamos com uma equipe multidisciplinar, com grande experiência, conhecimento e em constante capacitação para enfrentar os desafios da sua empresa.
Estamos à disposição para agendarmos uma visita. Entre em contato: evolut@evolutengenharia.com.br ou Whatsapp: +55 54 9 9144 5525