A sua empresa já perdeu clientes para concorrentes? Já teve que baixar preços, reduzir margem de lucro? No mercado, há produtos, processos ou serviços mais eficientes do que os seus?
Constantemente temos a entrada de novos produtos, processos e serviços no mercado. Além disso, pode haver alterações no câmbio, mudanças em normas e leis, novas tecnologias, patentes, etc. Importante nos darmos conta de que o mercado é como um ecossistema. Qualquer alteração pode afetar todos os integrantes. Um produto que traga novas funcionalidades, um processo mais eficiente, um serviço que facilite a vida do cliente. Tudo isso acontece o tempo todo e afeta o mercado de forma abrangente. Além disso, o próprio cliente, constantemente influenciado por essas alterações, tem suas necessidades modificadas.
Isso faz com que os produtos, processos e serviços atuais tornem-se desatualizados e sejam gradativamente ultrapassados por concorrentes ou mesmo por tecnologias substitutas.
Para que isso não ocorra, é preciso estar constantemente atento ao mercado e a outras fontes, descobrindo informações que possam levar a melhorias em seus produtos, processos e serviços. Mas este não deve ser um processo complicado, nem demorado, nem custoso.
Pensando nisso, desenvolvemos o Sprint EVOLUTivo. A metodologia é aplicada em duas fases. Na primeira fase a empresa recebe, preenche e devolve um questionário, cujas respostas são compiladas, estratificadas e preparadas para a segunda fase. Então, é realizado um workshop na empresa, com a finalidade de consolidar os dados levantados e levar em conta outros aspectos relevantes para a tomada de decisão. São utilizados diversos “motores de ideias” e ferramentas de análises, capazes de trazer à tona diversas possibilidades de ação alinhadas com as estratégias da empresa. Neste processo, a pergunta certa pode trazer resultados mais assertivos que muitas ideias pré-formadas.
Com esse formato, o Sprint EVOLUTivo revela-se uma metodologia simples de ser aplicada, que traz resultados de forma rápida e, portanto, com baixos custos. Os resultados serão ideias plausíveis para novos produtos, novos processos, novos métodos de gestão e novas estratégias de comercialização.
Também oferecemos como opcionais, formas de selecionar as melhores ideias a serem implementadas, com base em dados e informações e também a utilização das melhores práticas na execução das mesmas.
Entre em contato para avaliarmos o caso da sua empresa.